quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Poluição Sonora

POLUIÇÃO SONORA

Poluição Sonora é qualquer alteração das propriedades físicas do meio ambiente, causada por som puro ou conjugação de sons, admissíveis ou não, que direta ou indiretamente seja nociva à saúde, segurança e ao bem. O som é a parte fundamental das atividades dos seres vivos e dos elementos da natureza.
Cada um tem um significado específico, conforme as espécies de seres vivos que os emitem, ou que conseguem percebê-los. Os seres humanos, além dos sons que produzem para se comunicar e se relacionar, como as palmas, voz, assobios e passos, também produzem outros tipos de sons, decorrentes de sua ação de transformação dos elementos naturais. Somente depois que o homem se tornou gregário e desenvolveu suas qualidades criadoras, é que o ruído se transformou de aliado, nos primórdios da Civilização, em inimigo, nos últimos tempos.
Quando exposta a ruídos muito altos (acima de 50 decibéis) durante um período prolongado, a audição humana pode sofrer danos, resultando certas vezes em deficiência auditiva permanente. Além disso, a poluição sonora prejudica a tranquilidade de quem deseja adormecer ou mesmo apenas descansar. O barulho constante impede o relaxamento, e à medida que vai aumentando crescem também os sintomas de stress: entramos estado de alerta, o organismo tenta se adequar ao ambiente, liberando endorfina, minando as defesas e aumentando ainda mais a agitação. Isso explica porque algumas pessoas só conseguem adormecer se o rádio ou a televisão permanecerem ligados. A continuidade dessas ocorrências pode gerar problemas cardíacos, infecções e outros problemas de saúde.


Tabela de decibéis
Fonte sonora
Intensidade sonora em decibéis
(nível de pressão sonora)
Turbina do avião a jato
140
Arma de fogo
130-140
Serra elétrica
110
Cortador de grama
107
Shows de rock, com distância de 1 a 2 metros da caixa de som
105-120
Furadeira pneumática
100-105
Piano tocando forte
92-95
Walkman no volume 5
95
Pátio do Aeroporto Internacional
do Rio de Janeiro
(medição fornecida pela Infraero)
80-85
(dosimetria - 8h)
Avenida movimentada
85
Tráfego pesado
80
Automóvel
(passando a 20 metros)
70
Conversação a 1 metro
60
Sala silenciosa
50
Área residencial à noite
40
Falar sussurrando
20
 
Tempo de exposição
máxima por dia, em horas.
Nível sonoro em decibéis
8
85
6
92
4
95
3
97
2
100
1 1/2
102
1
105
1/2
110
< 1/4
115


Acesse o endereço a seguir e assista ao vídeo para conhecer os problemas enfrentados pela população das grandes cidades em relação à poluição sonora.



Questões para reflexão:
1.     A partir de quantos decibéis o ouvido humano consegue captar, decifrar e compreender o som emitido?
2.     Quantos decibéis o ouvido humano suporta?
3.     A poluição sonora é um problema ambiental?
4.     Como é o funcionamento do sistema auditivo humano?
5.     Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), quais as orientações quanto aos níveis aceitáveis de ruído nos diversos ambientes? E quanto ao Ministério do Trabalho, quais os limites de tolerância?



Nenhum comentário:

Postar um comentário