Energia

ENERGIA SOLAR


TIPOS DE ENERGIA SOLAR

Fonte:
Acesso em 08/09/2011


A radiação vinda do sol geralmente é aproveitada de duas formas: como energia térmica (usada para esquentar a água do seu banho, por exemplo), também muito utilizada na geração de energia elétrica através das placas fotovoltaicas e esta será a forma de aproveitamento da energia do sol que iremos nos aprofundar a seguir.

OS PRÓS E OS CONTRAS DA ENERGIA SOLAR

VANTAGENS:
  • A principal vantagem é que ela é uma fonte de energia que sempre existirá enquanto existir a humanidade e, tende a ser cada mais abundante com o planeta ficando muito ensolarado (sendo então muito viável para países tropicais como o Brasil).
  • Não polui nada e não causa nenhum tipo de impacto ambiental, podendo ser utilizada em qualquer tipo de localidade que receba iluminação solar.
  • E não emite nenhum tipo de poluente (metano, dióxido de carbono, monóxido de carbono, CFCs etc.), assim não causa efeito estufa ou buracos na camada de ozônio.
  • É apontado como a fonte de geração energética do futuro e conforme vai sendo utilizado e com tecnologia cada vez mais evoluída diminui o custo e se torna viável do ponto de vista econômico.
DESVANTAGENS:
  • Um motivo que vai contra a energia solar atualmente é o custo ainda elevado.
  • Grande ponto prejudicial é o fator de insolação (atualmente está sendo muito empregada em áreas que nem são ensolaradas, como Alemanha e sul da Argentina). Também podemos mencionar a nebulosidade (que atrapalha a produção elétrica).

     
    A PRIMEIRA IMAGEM É DAS USINAS SOLARES PS10 E PS20, QUE USAM A ENERGIA TÉRMICA PARA GERAR ENERGIA. E A SEGUNDA IMAGEM É UMA USINA SOLAR QUE TRANSFORMA DIRETAMENTE A ENERGIA DO SOL EM ELETRICIDADE ATRVÉS DAS PLACAS FOTOVOLTAICAS.
     
    Acesso em 08/09/2011

    CURIOSIDADES
    • Um dos primeiros cientistas a descobrir que os raios solares podiam produzir energia elétrica chamava-se Antoine-César Becquerel, que inventou a chamada pilha fotovoltaica.  
    • Você sabia que se a área ocupada pelo lago de Itaipu fosse coberto por placas fotovoltaicas seria gerado mais energia que a própria hidrelétrica. 

    QUINTA-FEIRA, 08 DE SETEMBRO DE 2011
    POSTADO POR FLÁVIO ÀS 12:00